Em 04 de fevereiro do ano 2023, na 1° sexta-feira do mês, conforme prevê o Planejamento Pastoral, ocorreu, na Comunidade São Vicente de Paulo, (de acordo com a rotatividade prevista entre as comunidades) o 1°Encontro e Formação das PEQUENAS COMUNIDADES MISSIONÁRIAS (PCMs) PARÓQUIA SÃO RAIMUNDO NONATO. Foram tratados todos os itens previstos na pauta.
O encontro foi iniciado com a Acolhida com o Sinal da Santa Cruz (+), em seguida a s orações do Pai Nosso e Ave Maria sobre os presentes assim como os ausentes.
Em seguida, fez se a Proclamação da Palavra, através da mensagem do Evangelho, sendo a Leitura do livro de São Mateus 5;13-16..A força do testemunho. A partilha da PALAVRA e a reflexão foi entre os participantes, que deram os testemunhos de suas obras, experiências vivenciadas nas suas caminhadas na Igreja e também em suas próprias casas.
Os encontros das PCMs, nas suas áreas, tratam se de experiências enriquecedoras a nível pessoal quanto comunitário. São visitas que estreitam os laços da Igreja com a Comunidade, onde levamos o gosto e o valor da oração. A ação de ser sal e luz.
O padre John Paul recomendou que é salutar a integração das pessoas que compõem as comunidades e, como boas práticas, que se intensifique a participação destas pessoas nas leituras, preces, orações e testemunho durante as Missas do mês nas Comunidades, pois assim, cria-se uma vida fraterna e, estaremos sempre temperando nossas caminhada espiritual com Cristo com sal da leitura orante e sendo luz com a pregação do evangelho e de muitas outras ações .
Desta forma, as comunidades estreitam a confiança, passam a ser acolhedoras, aberta, participativa e passam a vivenciar a FE de uma forma mais próxima, criando-se assim, um vínculo e uma relação de proximidade.
Foi apresentado ao grupo, as propostas de visita de ação comunitária em duplas, por Ocasião, em suas devidas áreas de localização, para realização dos cadastros de identificação das famílias que compõem a área paroquial São Raimundo, para assim, esta possa identificar e conhecer as pessoas católicas apostólicos romanas, as condições social, pessoal e pastoral da família.
Esta visita aos lares, será um cenário orante onde o grupo foi orientado a fazer inicialmente uma oração juntamente com os familiares (após as autorizações) e, em seguida as perguntas principais: nome do responsável, quantidade de moradores e religião que pratica. O objetivo é identificar onde a Igreja não esta presente, ou dando a atenção. Todos precisam ser reconhecidos e os MECES serão os grandes pastores.
Será confeccionada uma ficha que estará disponível na segunda-feira no grupo dos MECES, e o prazo máximo para entrega será até o dia 28 de fevereiro.
Neste encontro, foram identificados os animadores das PCMs, foram expostos as dificuldades assim como as necessidades das visitas aos lares, pois são ações da Igreja que complementam a questão social do bairro, atividade esta de competência dos órgãos de gestão pública.
ORIENTAÇÕES:
Está prevista para o mês de julho, conforme o calendário paroquial, a oficina para os MECES, quanto a Formação de Exéquias. Houve uma explanação, pelo diácono Luís Paula, sobre em que momento realizar as exéquias, em que momento o MECE atua e o padre também.
É função do ministro extraordinário presidir a apresentação do corpo, como forma de devolução, encomendação do corpo para Deus. Reza-se uma Ave Maria, um Pai Nosso, o terço, pois se lembra a Devoção à Nossa Senhora.
Quando se tratar de Missas de corpo presente, é função do padre. Ele suplica o perdão a deus pelo falecido e reza pela salvação da Alma.
Comentou-se que é comum as famílias despedirem-se dos entes queridos e convidarem os líderes das Igrejas evangélicas ou membros da Igreja Católica. Destacou-se a importância que o centro das atenções, neste caso, é o falecido. É fazer a apresentação do corpo para Deus, pois se você está ali, é porque foi chamado e enviado, e a família tem esperança na vida eterna. Ensinou que, já entra cantando: “Tu és Senhor, o meu Pastor”.
Assim, a Igreja, (como MECE e como padre), participa dos momentos de bem estar do ser enquanto em vida terrena e, também das ultimas homenagens, quando falecido, para apresentar-se em outro plano espiritual
OBSERVAÇÕES:
Alertou-se que depois de cada campanha, fazer um gesto concreto de Amor: ex: ajudar o cáritas a montar as vestes básicas;
A Hóstia consagrada deverá ser distribuído ao menos uma vez ao mês;
A partir de fevereiro, teremos encontros nas PCMs segunda e quarta sextas do mês;
A partir de 01 de fevereiro, o padre está no aguardo das indicações para os NOVOS candidatos;
Foram apresentados os Novos coordenadores de cada comunidade das PCMs.
ENCERRAMENTO
O encontro foi Encerrado às 21:00, com os devidos agradecimentos à ANFITRIÃ CSVP, pela receptividade e água, oferecidos a todos, e a benção final.






