Com este projeto, toda a Paróquia deve ser envolvida no processo da Iniciação à Vida Cristã – IVC. Com o tempo e o processo toda a comunidade assumirá essa dinâmica. Fazer novos membros discípulos de Jesus Cristo compete a toda comunidade. É um novo paradigma para entender o discipulado de Jesus. “Precisamos compreender a tarefa de fazer discípulos de uma forma nova e com mais pessoas envolvidas. Isso criará lideranças. Se as bases da catequese forem bem-feitas, todas as outras pastorais vão ter muito mais lideranças formadas na Igreja”.
CAMINHOS PARA A IVC
Se “fazer da Igreja uma ‘casa da Iniciação à Vida Cristã’ é um caminho necessário para a evangelização no contexto atual” (Doc. 107 nº 61, CNBB), é importante manter em crescimento nossa proximidade com a liturgia, fonte e objetivo maior da vida cristã. Por isso, com a finalidade de uma maior compreensão da importância dos ritos no Processo de Inspiração catecumenal, estamos propondo que o tema da formação permanente do próximo ano seja O CAMINHO.
Para avançar no processo da Iniciação a Vida Cristã, propomos:
a)Formação para todos (as): Toda a Paróquia precisa aderir ao processo da IVC, para isso, será iniciada a Escola de Formação que proporcionará a todos os agentes de Pastorais formação adequada e de acordo com o que propõe a Igreja nos caminhos da IVC.
b)Catequistas: Os catequistas das três comunidades (São Vicente de Paulo, Beata Maria Assunta e São Raimundo), terão que participar das Formações oferecidas pela Escola de Formação, também deverão participar das formações oferecidas pelo Setor Avenida Brasil, Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios e pela Arquidiocese de Manaus.
c)Batismo: A Pastoral do Batismo deverá caminhar dentro do processo da Iniciação a Vida Cristã, conforme as orientações pastorais da Paróquia e da Arquidiocese. Caminhará junto com a Catequese, a Liturgia e com os setores onde os batizandos ou batizados estejam inseridos. Os agentes da Pastoral do Batismo também são catequistas, por isso, devem caminhar junto com os demais catequistas nos encontros, formações e outras atividades que venham a ser organizadas.
d)Liturgia: O centro da vida cristã é a liturgia, é através de uma liturgia bem preparada que participamos do mistério e do centro da fé, que é a Eucaristia. Também é através da Liturgia que são iniciados os novos cristãos que são inseridos na comunidade. Por isso, catequese, batismo e liturgia não podem caminhar separados, mais devem caminhar juntos, em sintonia.
e)Setorização: A Igreja recomenda a proximidade, o Papa Francisco convida a sermos uma Igreja em Saída. A Igreja do Brasil orienta a sermos Comunidades Missionárias, a ideia de setorização quer ser este mecanismo de proximidade, de a Igreja se fazer presente e mais próxima no meio dos cristãos. As pequenas comunidades missionárias (PCM), é um importante instrumento para a IVC, é uma forma de catequizar as famílias. A Setorização é um braço importante da IVC.
f)Pastorais e movimentos: Vivemos um tempo de grandes desafios, nossos agentes de pastorais estão diminuindo, precisamos buscar alternativas para o engajamento de novos agentes, a IVC é um importante instrumento, pois a pessoa se torna cristã quando adere ao Evangelho, e ao aderir ao Evangelho ela assume os compromissos proposto pelo Mestre Jesus. Por isso, é necessário a adesão ao Projeto da IVC por toda a Paróquia.
RESPONSABILIDADES: A Iniciação a Vida Cristã é responsabilidade de toda a Igreja, na Paróquia o primeiro animador deve ser o Pároco e as instâncias de organização da Paróquia:
a)Conselho Pastoral Paroquial – CPP: A Paróquia é o lugar onde se pensa, se planeja, se organiza e encaminha os processos, os todos os conselheiros devem animar, acompanhar e dinamizar o processo, devem ser animadores do processo.
b)Conselho Pastoral Comunitário – CPC: Na Comunidade é o lugar que se vive, se faz a experiência, os conselheiros devem estar sempre atentos para que o processo pensado no CPP possa ser vivido. Todos os conselheiros do CPC juntamente com os catequistas, são responsáveis por acolher e acompanhar as famílias que estão no caminho catecumenal.
c)Conselho Administrativo: Deve ajudar para que seja investido o necessário para que o Processo da Iniciação a Vida Cristã seja concretizado, é preciso que tenhamos os espaços, os materiais necessários e adequados.
d)Catequistas: Todos os catequistas devem conhecer bem seus catequizandos, por isso, não devem ter turmas grandes, o ideal é no máximo 15 para que possam acompanhar todo o processo, inclusive visitando as famílias promovendo catequese familiar, participando e incentivando os catequizandos a participarem da eucaristia.
e)Liturgia: A Pastoral Litúrgica é fundamental para o bom andamento da IVC, a inserção dos catequezandos na vida da Igreja perpassa pela liturgia. Por isso, a liturgia deve colaborar com todo o processo ritual da IVC, deve ajudar as famílias a viverem estes processos dos ritos e símbolos exigidos no processo.
f)Setores: Os setores é o espaço mais próximo das famílias, os animadores destas Pequenas Comunidades Missionárias – PCM são também considerados catequistas, pois, terão a oportunidade de promover juntamente com catequistas a catequese familiar, visitarão e acompanharão as famílias.






