Para o bom andamento do processo da IVC, é necessária formação para todos os agentes, o envolvimento de toda a paróquia. O processo inicia com o Batismo e encerra com o encontro definitivo com o Senhor. Portanto a IVC deve ser assumida por todos nós. Seguiremos alguns passos:
Batismo de crianças: Seguindo as orientações pastorais da Paróquia, a Pastoral do Batismo fará as inscrições, os encontros preparatórios com as famílias e os padrinhos e madrinhas, visitarão, com a ajuda dos animadores dos setores as famílias dos batizandos e acompanharão os batizados.
Batismo de adolescentes, jovens e adultos: Devem passar pelo processo de catequese conforme as orientações pastorais da Paróquia. Os catequistas, com a colaboração da Pastoral do Batismo e dos animadores dos setores, preparam, acompanham e inserem os catequizandos nas comunidades.
Catequese de primeira eucaristia:
Fases da catequese: Pré Catequese, catequese dos pequenos, 1º Ano Eucarístico e 2º Ano Eucarístico.
Entre a primeira eucaristia e a crisma haverá a perseverança, ou Pré-Crisma, eu ajudará a inserir o adolescente na vida da comunidade.
Crisma:
A Preparação da Crisma será feita em dois anos (1º Ano de Crisma e 2º Ano de Crisma)
Haverá encontros a nível paroquial para apresentação das comunidades e pastorais, com o intuito de os Crismandos irem conhecendo e se identificado para inserção na comunidade.
Envolvimento dos jovens nas atividades das comunidades, dos setores e da paróquia.
Adultos:
Acolhimento dos adultos que buscam os sacramentos (desde o batismo até o matrimônio)
CELEBRAÇÕES E RITOS
ACOMPANHAMENTO
Cada catequista terá uma planilha com a relação dos catequizandos com o planejamento temático por encontro.
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
SERÁ UTLIZADA A COLEÇÃO CASA DA INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ PARA TODO O PROCESSO DA IVC
A BASE DA IVC É A PALAVRA, SEM PALAVRA – BIBLIA NÃO TEM IVC!
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROCESSO
O início da catequese se dará com uma semana de formação para os catequistas, denominada de semana catequética.
Festa das inscrições, onde os catequizandos serão inseridos nas turmas de acordo com o período catequético que estará sendo inscrito
Celebração de abertura do ano catequético, com a presença de todos os inscritos, seus familiares e apresentação dos catequistas.
Cada Catequista receberá uma planilha com as datas e os temas dos encontros, que serão trabalhados nas três comunidades, de acordo com o período catequético.
O Planejamento catequético prevê que os catequistas parem os encontros para planejar os encontros conjuntamente
Todos os encontros deverão ser espaço para trabalhar, além do tema daquele dia, as orações básicas do cristão
Mensalmente a Coordenação da catequese da Paróquia se reunirá para os encaminhamentos necessários
Serão realizados os ritos de entregas de símbolos de acordo com os tempos litúrgicos propostos
Os catequistas receberão os livros e os materiais orientados pela Paróquia
Os catequizandos devem ter sua bíblia, uma garrafinha para água
Os espaços utilizados pela catequese serão adequados com ambão, bíblia, e a preparação do espaço que os catequistas organizarem de acordo com o tema do encontro.
Os Sacramentos serão ministrados de acordo com a situação do catequizando, o catequista deve acompanhar os catequizandos e suas famílias, a partir da planilha de acompanhamento, juntamente com a coordenação da catequese e o Pároco, avaliarão quando esta pessoa está em condições de receber os sacramentos.
Todos os sacramentos serão ministrados de acordo com o tempo litúrgico sugerido pelas orientações da Igreja para a IVC.
OBSERVAÇÃO
ØA festa das inscrições ocorrerão sempre no início do ano, os que forem acolhidos nesta data serão inseridos nas turmas, poderemos ainda acolher nas semanas subsequentes, até a terceira semana da quaresma, a partir desta data, continuaremos acolhendo os que chegam, porém em uma turma especial a ser criada. Os catequistas designados para esta turma especial, irá preparar encontros catequéticos com temas definidos pela coordenação e pelo Pároco. Irão acompanhar as famílias destes catequizandos e no ano seguinte serão inseridos nas respectivas turmas.
CONCLUINDO!
O discípulo que se encantou por Jesus, experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado a anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado, a construir o Reino de Deus.
Com a Iniciação a Vida Cristã, a Paróquia de São Raimundo Nonato propõe a todos que faça a experiência do acolhimento, do discipulado e da Missionariedade, convidamos a todos a abraçarem este projeto de fé.









