São Miguel Arcanjo
Seu nome significa: “Quem como Deus?” ou “Nada é como Deus”. São Miguel é citado três vezes na Bíblia. No livro de Daniel: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem irão para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno” (Dn 12, 13). No Livro do Apocalipse: “Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos tiveram de combater o dragão. O dragão e seus anjos combateram mas não puderam vencer e não houve mais lugar para eles no céu” (Ap 12, 7-8). Na carta de São Judas (Jud 9): “O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: <<Que i Senhor te repreenda>>”. Por isso São Miguel é mostrado em combate com o dragão infernal. A Igreja Católica tem uma especial devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos.
Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, protegei-nos com o vosso escudo contra as maldades e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para a perder as almas. Amém.
São Gabriel Arcanjo
Seu nome significa: “Deus é meu protetor”. Este Arcanjo é mencionado várias vezes nas Sagradas Escrituras. Foi ele quem anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor (Dn 9, 21-27). Ao Arcanjo Gabriel foi confiado a mais elevada missão que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por essa razão é muito venerado desde a antiguidade. Quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista, apresentou-se assim: “Eu sou Gabriel, assistente diante de Deus. Fui enviado para te falar e dar esta boa-nova” (Lc 1,19).
Oração a São Gabriel Arcanjo
Ó Deus, que entre a multidão dos Anjos escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério de vossa Encarnação; concedei-nos benignamente que, celebrando sua festa na terra, possamos sentir os efeitos de sua proteção no céu. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
São Rafael Arcanjo
O nome Rafael vem do hebraico e quer dizer: “Deus te cura” ou “Medicina de Deus”. É um dos três Arcanjos mencionados na Bíblia. No livro de Tobias (Tb 12, 15), encontramos: “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença”. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhar o filho deste numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa.
Oração a São Rafael Arcanjo
Ó Deus, que destes o Arcanjo Rafael como guia ao vosso servo Tobias em seu caminho, concedei-nos também que ele sempre nos guarde e nos preste o auxílio de sua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
CONSAGRAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO
Em todos os grandes eventos de nossa vida é necessária uma devida preparação para que estejamos bem dispostos para aquilo que vamos viver. Quando se refere às coisas espirituais, isso se torna ainda mais grave, pois buscamos antes de tudo a conformidade com a vontade de Deus, como nos afirma Santa Teresa d’Ávila: “Tudo o que se deve procurar no exercício da oração, é a conformidade da nossa vontade com a vontade divina, tendo por certo, que nisto consiste a maior perfeição”.
É por isso que a Igreja antes de suas duas principais festas procurou introduzir ao longo dos séculos uma necessária preparação. É o que acontece com a grande Quaresma Litúrgica que nos prepara para a Solenidade Pascal, e o Tempo do Advento que nos prepara para o Nascimento do Salvador. A preparação é necessária, pois nestes tempos fortes de oração e penitência buscamos gerar uma maior intimidade com Deus e ajustarmos a nossa vida aos seus ensinamentos, buscando forças em sua própria graça para que assim consigamos cumprir a sua vontade.
Para a Consagração a São Miguel Arcanjo não poderia ser diferente. Nós queremos imitar o seu exemplo, buscando adorar a Deus e defender a sua honra. Queremos viver sob sua proteção e amparo, mas como alcançar tudo isso se nossa vida não corresponde ao chamamento de Deus? É por isso que o tempo primordial de preparação para fazer a consagração a São Miguel é a sua Quaresma que realizamos de 15 de agosto a 29 de setembro.
Gloriosíssimo Príncipe das hierarquias angélicas, valente arauto do Deus Altíssimo, zeloso campeão da glória do Senhor, terror dos anjos rebeldes, amor e delícia dos anjos fiéis, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando pertencer ao número dos vossos devotos e servos, hoje me ofereço a Vós, dou-me e consagro-me a Vós. Coloco a minha pessoa, a minha família e os meus bens sob a Vossa potentíssima proteção. É muito pouca coisa a oferta que Vos faço, sendo eu um miserável pecador, mas não duvido que Vós quereis aumentar o fervor no meu coração e proteger aquele que a Vós recorre. Recordai aquele que hoje se coloca sob o Vosso patrocínio e de hoje em diante protegei-me, assisti-me em todas as dificuldades da minha existência terrena, alcançai-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar de todo o coração o meu Deus, o meu doce Salvador Jesus e a minha doce Mãe, Maria, e impetrar-me os auxílios necessários para obter a coroa da glória. Defendei a minha alma contra todos os seus inimigos e quando chegar a hora de deixar este mundo, vinde então, príncipe gloriosíssimo, assistir-me na luta final, e que o Vosso gládio potente afaste para longe, para os abismos da morte e do inferno, o anjo apóstata e soberbo que derrotastes em combate no céu. Amém.