“Avancem!” “Este é o caminho!” Estas foram as palavras do Papa Francisco quando lhe foi confidenciado que estávamos propondo para a Paróquia o processo de Iniciação à Vida Cristã. Desde aquelas palavras do Santo Padre já se passaram alguns anos!
Durante todo este período, a dedicação e o empenho das(os) catequistas e dos presbíteros tem sido algo que merece reconhecimento, gratidão, incentivo e apoio. É verdade também que ainda temos que avançar. Temos de reconhecer que existem limitações, lacunas e, às vezes, falta de apoio.
Ninguém está fora do amor de Cristo! Esta verdade queremos compartilhar sobretudo com os adolescentes e jovens. Um dos aspectos do processo de Iniciação à Vida Cristã é tornar Cristo conhecido a partir dos Evangelhos. Ao mesmo tempo se faz necessário dialogar com os que se dispõem a fazer o caminho, fomentar a esperança e a confiança. Eles precisam viver e experimentar o fato de suas vidas, com suas alegrias e dores, perceber sentido: Jesus os ama! A necessidade de sentido e a consciência de que são amados estão entre as necessidades básicas das pessoas!
A semente da fé necessita de ambiente favorável. Isso porque a fé é um exercício e uma tarefa desenvolvida na comunidade. Sem o engajamento na comunidade – e da comunidade no acompanhamento dos que estão sendo iniciados na vida da comunidade de fé – não é possível que a fé seja colocada em prática, que seja uma fé encarnada.
A fé é dom do Senhor! É também entrega que se realiza! É aqui que entra a contribuição dos pais e dos catequistas; mas também não podemos esquecer a responsabilidade da comunidade.
Todos devem participar do processo! É no empenho de todos que se expressa o que o Santo Padre está nos solicitando: comunhão, participação e missão; ou seja, sinodalidade!
Pe. John Paul | Pároco






