UM RESUMO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA “ELEIÇÃO” E OS “ESCRUTÍNIOS”

OS 4 tempo do catecumenato são marcadas por três celebrações litúrgicas: a primeira, “celebração de admissão” marca o encerramento do primeiro tempo o “Pre-Catecumenato”, a segunda, “celebração da eleição ou Inscrição do nome”,  marca o encerramento do segundo tempo “Catecumenato” e inicia o terceiro tempo “Purificação e Iluminação”; e a terceira é a “celebração dos sacramentos”, marca o início do quarto tempo a “Mistagogia”.

Quaresma: Terceiro Tempo “Iluminação e Purificação

1º Domingo da Quaresma: Celebração de Eleição ou Inscrição do nome

3º, 4º, 5º Domingo da Quaresma: Escrutínios 1,2 e 3

 Vigília Pascal: Sacramentos IVC

Entrega dos Símbolos da fé (Oração dos Apóstolos – “Credo” e Oração do Senhor – “Oração dominical ou Pai Nosso”), após terceiro escrutínio.

Um resumo sobre a celebração de “Eleição” e os “Escrutínios “, segundo o RICA.

1) Os «escrutínios», que devem ser celebrados solenemente ao domingo, têm em vista o duplo fim acima referido, a saber: pôr a descoberto o que no coração dos eleitos possa haver de fraqueza, enfermidade ou malícia, para que seja curado, e o que há de bom, válido e santo, a fim de o fortalecer.

2) No dia da eleição procurem, na medida em que for oportuno, dar o seu testemunho, justo e prudente, sobre os catecúmenos, uma vez que se trata do crescimento da própria comunidade.

3) No tempo da Quaresma, isto é, no tempo da purificação e da iluminação, sejam assíduos aos ritos dos escrutínios e das «tradições», e tragam aos catecúmenos o exemplo da própria renovação em espírito de penitência, de fé e de caridade.

Clique aqui para Baixar os RITOS

Rito de Eleição e Inscrição

Rito do 1º Escrutínio

Compartilhe:

Leia Também